quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pedro não foi Bispo de Roma por 25 anos (nem por tempo nenhum): Faça as contas; e creia na Bíblia, não nos homens

O livro de Atos fala das viagens de Pedro que ocorreram desde a ascensão do Senhor até o concílio de Jerusalém, ocorrido mais ou menos em 51 d.C (51 - 17 = 34). Pedro não saiu da região que conhecemos como Judéia / Samaria ou Palestina até então. Curiosamente, Paulo fala que Pedro ficou em Jerusalém 17 anos até ir a Antioquia, onde ele foi repreendido pelo seu colega de ministério por causa do seu dúbio comportamento (GL 1 e 2).

Daí, de Antioquia, sabemos que ele viajou. Ele foi a Babilônia onde haviam muitos judeus oriundos da deportação, ou diáspora. Ele também buscou os judeus, ou "peregrinos da Dispersão", no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Mas, e Roma? A Bíblia nada fala. Nem Paulo e nem Pedro.

Sabemos, porem, que Paulo ficou solitário a ponto de reclamar do seu abandono. Ora, se Pedro esteve em Roma, teria ele coragem de abandonar a Paulo na prisão? Teria abandonado o homem a ponto de ficar privado de coisas necessárias? Enfim, a Bíblia não dá nenhum indício de que Pedro esteve em Roma. Pelo contrário! E, assim, façamos as contas...
Se Eusébio fala que Pedro foi papa por longos 25 anos...

Cálculos aproximados, certo?

Cristo morreu mais ou menos no ano 33. Pedro ficou em Jerusalém 17 anos. Ao todo temos o ano 50 d.c. Se Pedro morreu durante o governo de Nero (67 d.C.), como pode ter figurado como "papa" 25 anos?

67 - 50 = 17 anos (faltam aí 8 anos)

E nesses 17 anos que sobraram desde que deixou Jerusalém, ele teve que viajar... Foi a Antioquia, Babilônia e pelas províncias romanas que hoje fazem parte da Turquia. Pedro foi missionário e imagino que pregou em muitas sinagogas pelo mundo judaico.

É isso que lhe resta.

Nélio Macedo
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...