sábado, 21 de maio de 2011

O que fazer quando uma pessoa querida cai em pecado?


Que Fazer Quando uma Pessoa Querida Cai em Pecado?
Pastor Jim Preston



Mateus 18:15-22; Gal 6:1

"15 ¶ Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 ¶ Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete."(Mt 18:15-22 ACF)

 "IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado."(Gl 6:1 ACF)


1. Compreenda que todos nós iremos falhar em algum ponto de nossa vida.
Romanos 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;",
1 João 1:8-10 "8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."



2. Compreenda que só Deus pode mudar, completamente, as pessoas.
Ezequiel 36:26-27 "26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis."


3. Compreenda que temos a responsabilidade de ajudar aqueles que erraram a voltarem aos caminhos de Deus. Gl 6:1 "Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado."


4. Compreenda que, enquanto nós temos que ajudar o irmão que erra, só vamos afinal responder por nós mesmos. Romanos 14:12 "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a
Deus." Você não pode controlar o que os outros fazem, dizem, ou pensam.


5. Compreenda que se espera de você estar em paz com os outros, sempre que possível. Romanos 12:18 "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."


6. Confesse seus próprios erros e ore por quem caiu. Tiago 5:16 "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Ao abordar a querida pessoa que caiu, nunca, de forma nenhuma, vá com atitude de fariseu que se acha superior e se considera e alega ser justo.


7. Fale a verdade em amor. Efésios 4:15 "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo," Ame muito as pessoas a fim de confrontá-las com um coração quebrantado. 1 Pedro 4:8 "Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados."


8. Nunca justifique o pecado deles. Provérbios 28:13 "O que encobre as suas transgressões
nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."


9. Esteja preparado para recebê-los de braços abertos quando eles se arrependerem.
Lucas 15.21-24 "21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se." 


10. Esteja mais atento e ocupado e preocupado com as suas próprias fraquezas. Nosso texto diz que "encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado." Não seja "uma chaleira chamando a panela de preta" ["um sujo falando do mal lavado"] 1 Coríntios 10:12 "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."


Traduzido por Valdenira N.M.Silva, em maio.2011
  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...